As 10 doenças mais bizarras do mundo

1 Comments »
A revista Mundo Estranho(Editora Abril, edição 54, agosto/2006, pp. 20/21) publicou a relação das dez doenças mais estranhas do mundo, com base em pesquisa realizada pelo jornal australiano Sydney Morning Herald. Avisa que há profissionais sérios investigando as causas e buscando uma cura. São elas:
Cegueira emocional (perda da visão por décimos de segundo após ver imagem forte, especialmente de conteúdo pornográfico).
Síndrome da redução genital ou koro (distúrbio mental que faz a pessoa crer que seus genitais estão desaparecendo). Pode ser contagiosa. No Brasil, registrou-se um caso em que o paciente tentou suicídio.
Síndrome de Riley-Day (mutação genética que acarreta incapacidade para sentir dor). As vítimas não se protegem de acidentes e em geral morrem antes dos trinta anos, por causa de ferimentos.
Maldição de Ondina, ninfa das águas da mitologia pagã européia (perda da capacidade respiratória). A vítima pode se esquecer de respirar e morrer.
Pica (compulsão por comer coisas não comestíveis, como barro, pedras, tocos de cigarros, tinta, cabelo, etc). Mais comum em grávidas e crianças. Pensou besteira, né?
Síndrome de Alice no País das Maravilhas (distorção visual que faz a vítima crer que objetos próximos estão desproporcionalmente minúsculos).
Síndrome da mão estranha (decorrente de lesões ou cirurgias cerebrais, a mão da vítima age involuntariamente, mas conserva a capacidade de executar ações complexas, como abrir zíperes).
Síndrome de Capgras (após sofrer desilusão com pessoas próximas, a vítima passa a crer que estas foram seqüestradas e substituídas por impostores). A vítima pode achar que ela mesma ou objetos inanimados foram substituídos por cópias exatas.
Síndrome do sotaque estrangeiro (após lesão nas áreas do cérebro responsáveis pala linguagem, a vítima passa a falar com sotaque estrangeiro). Na verdade, trata-se de mera impressão de que se escuta um idioma estrangeiro.
E a que, na minha opinião, é a pior de todas, a Síndrome de Cotard: "Depressão extrema,
em que o doente passa a acreditar que já morreu há alguns anos. Ele acha que é um cadáver ambulante e que todos à sua volta também estão mortos. Em casos extremos, o sujeito diz que pode sentir sua carne apodrecendo e vermes passeando pelo corpo. Na fase final, a vítima deixa até de dormir e sua ilusão pode efetivamente virar realidade."
Faltou nessa lista a fibrodisplasia ossificante progressiva (FOP), dano genético que faz com que os músculos esqueléticos do corpo e os tecidos conectivos passem por uma metamorfose e se transformem em osso, travando progressivamente as articulações e tornando os movimentos impossíveis. Em bom português, a vítima ganha um segundo esqueleto por cima dos músculos.

Sr Pikachu Sama

1 Response to "As 10 doenças mais bizarras do mundo"

Ana Karoline Says :
28 de outubro de 2008 às 16:19

Realmente bizarras essas doenças!
vasto mundo estranho....

Postar um comentário