O Senhor dos Anéis & Tolkien - O Poder Mágico da Palavra!

1 Comments »

Este livro se trata de uma co-edição da Devir Livraria e Arte & Ciência Editora com apoio do COEP-SP (Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida). Possui 222 páginas e é resultado de uma pesquisa pioneira da obra literária de J.R.R.Tolkien no circuito acadêmico brasileiro e da América Latina.
A professora doutora Rosa Silvia López pesquisou profundamente o inglês (nascido, na verdade, na África do Sul) J. R. R. Tolkien e toda a vasta obra para sua tese de doutorado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Ao buscar as estruturas míticas, os traços de tradição e contemporaneidade que foram usados para compor a narrativa de O Senhor dos Anéis, ela nos premia com algumas revelações deste universo mágico criado pelo filólogo que reconhecidamente deu vida a seres irreais e lhes dotou de uma linguagem única e própria. Rosa arrisca ainda compará-lo a um xamã e desmistifica vários significados estéticos da obra.

Indubitavelmente, as leituras das obras deste escritor não são tão fáceis e nem se desmancham diante de nosos olhares devoradores, como acontece com qualquer periódico. Elas exigem uma mínima identificação com o cenário medieval e apreço pela linguagem que em nada se parece com o que se costumava ler até então.
Aos que nunca leram a obra por achá-la extensa demais ou desinteressante, segue um trecho do Livro 'O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel' para adocicar a leitura e comprovar que os livros são tão bons (ou segundo muitos, ainda melhor) do que a trilogia ganhadora de vários Oscar's:

'... O Grande Anel deve agora se transformar em parte da herança do Reino do Norte; mas registros dele serão deixados em Gondor, onte também moram os herdeiros de Elendil, para evitar que venha um tempo em que a memória dessas questões importantes seja obscurecida' - Trecho retirado da página 267.

Fonte: www.rpgonline.com.br

1 Response to "O Senhor dos Anéis & Tolkien - O Poder Mágico da Palavra!"

Ana Karoline Says :
28 de outubro de 2008 às 16:15

Parabéns à professora Rosa Silvia López! com certeza a sua pesquisa foi enriquecedora e muito reveladora tb! Tolkien é um mestre imortal e a gente se curva diante do seu legado,né baby? ^^

Postar um comentário