Autor de Mendelévio lança livro teórico

1 Comments »

O livro “Traça Traço Quadro a Quadro: A produção de histórias em quadrinhos no ensino da Arte” é resultado de pesquisas realizadas pelo professor e chargista João Marcos Parreira Mendonça durante o mestrado na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, que foi vencedora do Troféu HQ Mix como melhor dissertação de mestrado de 2007. Lúcia Gouvêa Pimentel, coordenadora da coleção Arte e Ensino, apresenta a publicação com as seguintes palavras: “O leitor encontrará, neste livro, base sólida para conhecer os fundamentos das HQ e para trabalhar com elas no ensino fundamental, mas poderá ir muito além, desenvolvendo potencialidades importantes para o pensamento criativo”.

A publicação apresenta um breve histórico dos quadrinhos HQ, aborda questões relativas ao ensino de artes na contemporaneidade, analisa a linguagem da obra “Santô e os pais da aviação” (escrita pelo cartunista João Spacca de Oliveira e adotada pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola) e ressalta os aspectos lúdicos, artísticos e visuais das histórias em quadrinhos. O autor oferece aos educadores, por meio de uma proposta metodológica moderna e concisa, possibilidades de práticas criativas que visam ampliar o universo de aprendizagem das Artes nas escolas de ensino fundamental, dando abertura para sua utilização em outras áreas do conhecimento. Neste livro, João Marcos Parreira Mendonça demonstra como o estudo das histórias em quadrinhos contribui para o desenvolvimento de capacidades e habilidades artísticas, além de reforçar a relação do sujeito com a literatura e as artes visuais.

“Traça Traço Quadro a Quadro: A produção de histórias em quadrinhos no ensino da Arte” é composto por 120 páginas, foi editado em formato brochura (15,5 x 22,5 cm) e possui ilustrações p&b. Pode ser adquirido ao preço de R$ 32 nas principais livrarias do país ou através do site da Editora C/ Arte: www.comarte.com

Sr Pikachu Sama

1 Response to "Autor de Mendelévio lança livro teórico"

Ana Karoline Says :
13 de novembro de 2008 às 06:20

eu não tenho nenhuma habilidade artísticaaaaaa!!! T.T

Postar um comentário