A origem de Wolverine

0 Comments »
Idolatrado pelos fãs, o bad boy dos quadrinhos e coadjuvante da trilogia X-men conquista agora o papel de protagonista no novo filme da série

Acima, o ator Ryan Reynolds (Deadpool), Taylor Kitsch (Gambit), Liev Schreiber (Victor) e a musa do herói, Kayla Silverfox (Lynn Collins)

O super-herói mais mal-humorado da história dos quadrinhos foi definitivamente alçado ao estrelato no novo filme X-men origens: Wolverine, de Gavin Hood, que estreia no Brasil na quinta-feira 30. Ao debutar no papel de protagonista das telas numa produção de Hollywood, o tipo feioso, baixinho e mal-encarado que fez sua primeira aparição num gibi de O incrível Hulk, em 1974, se transformou num bad boy inflado por anabolizantes e indestrutível.

Dos antigos tempos permanecem o gênio atormentado, o jeito marrento e o homem solitário, interpretado por Hugh Jackman, que também o encarnou nos outros três filmes dos poderosos X-men, lançados nesta década - a diferença é que o ator agora exibe 20 quilos a mais de puro músculo. Os X-men não são muito simpáticos.

Claramente antissociais e mutantes, possuem poderes extraordinários e foram criados pelo cartunista Stan Lee há mais de 40 anos. Wolverine surgiu em outro contexto, foi criado pelo desenhista Len Wein e só na década de 80 incorporado aos X-men, quase como um forasteiro.

Esse fora da lei conquistou tamanha popularidade que o novo filme, a aposta da Fox para o verão nos EUA, tem como tema o esclarecimento dos mistérios que cercam a origem de Wolverine. Personagem que a conceituada revista Wizard classificou como número 1 entre os 200 quadrinhos selecionados em todo o mundo. O enredo volta ao éculo XIX, quando o herói canadense ainda era o garoto James Howlett, e revela a tragédia familiar que o levou a descobrir que o homem que o criou não era seu pai e que de suas mãos se projetavam garras longas e afiadas, animalescas.

É com elas que ele mata, sem saber, o seu verdadeiro genitor e fica sabendo que o seu amigo de infância, Victor, possuidor das mesmas garras, é seu irmão. Assim, o garoto Howlett se transforma em Logan e foge de casa ao lado do irmão. Por natureza, cada ano de vida dos irmãos equivale a 100 anos dos seres humanos normais.


MUTANTE O tipo feioso, baixinho e mal-encarado que fez sua primeira aparição num gibi de O incrível Hulk, em 1974, se transformou num bad boy galã e inflado por anabolizantes

Extremamente fortes, eles lutam juntos na Guerra Civil americana, nos dois conflitos mundiais e na guerra do Vietnã até serem convidados a integrar a Equipe X, uma espécie de divisão militar camuflada que reúne seres mutantes.

Nesse grupo estão outros velhos conhecidos dos fãs dos quadrinhos, como Deadpool, Blob, o mutante obeso, Bradley, um exímio manipulador de eletricidade, além dos irmãos Logan e Victor, esse chamado de Dentes-de-Sabre, e John Wraith, interpretado por Willi.a.m, que vem a ser o vocalista da banda Black Eyed Peas. O grupo é capitaneado pelo militar William Stryker, que aqui aparece mais jovem e é interpretado por Danny Huston (o veterano Brian Cox fez o papel em X-Men 2).

Juntos, eles são contratados para missões violentas, muitas eticamente condenáveis. E é justamente por razões éticas que Logan decide abandonar a equipe e parte só. Ele começa uma nova vida nas Montanhas Rochosas, no Canadá, onde trabalha como lenhador e vive com a professora Kayla Silverfox (Lynn Collins), tentando esquecer seus poderes e quem verdadeiramente é. Mas o irmão Victor não aceita sua decisão assim tão facilmente - e mata a mulher de Logan.

É nesse ponto que o filme explica como Logan se tornou o invencível Wolverine. Volta à cena o militar Stryker, que faz a Logan uma proposta para derrotar Victor: revestir o seu esqueleto de uma fictícia liga metálica chamada adamantium que é impenetrável e indestrutível. "Para vencê-lo terá de abraçar o seu outro lado. Torne-se o animal", diz o militar.

Logan então se submete a um miraculoso procedimento de engenharia genética e se transforma no herói Wolverine que hoje se conhece. Em sua vingança contra o irmão ele tem a ajuda de um personagem dos X-men que até então não tinha aparecido em nenhum filme: Gambit (interpretado pelo ator Taylor Kitsch) é um mutante camarada, hábil jogador de cartas e capaz de transformá-las em bombas devastadoras num piscar de olhos, literalmente.

É com ele que Wolverine contracena nos últimos momentos do filme. Gambit o chama para embarcarem no avião e partirem logo, antes que a polícia ou os inimigos apareçam. Amargurado, Wolverine se nega e diz algo como: "Não irei. Vou seguir pelo meu próprio caminho." Essa última fala, antes de subirem os letreiros, soa como uma promessa de que outros Wolverines devem vir por aí.

0 Responses to "A origem de Wolverine"

Postar um comentário